A equipe de empreendedores decidiu que a marca seria "amiga da natureza". Para cada camisa produzida são usadas duas garrafas PET retiradas da natureza, principalmente dos mares.
A obsolescência do mercado da moda é um dos principais fatores para transformar essa indústria em uma das mais poluentes do mundo. A fibra sintética, utilizada na indústria têxtil, por exemplo, demora cerca de 200 anos para se decompor. Esse e diversos outros fatores coloca a indústria da moda em segundo lugar no ranking de principais vilãs do meio ambiente.
Pensando nisso, algumas pessoas já se mobilizam como podem para diminuírem esses impactos. O empresário piauiense Leandro Tobias é um exemplo. Ele faz parte do Projeto ‘Venho de La DuPiauí’, a 1° empresa a confeccionar camisetas a partir de garrafas PET no estado. A marca se difere das demais por imprimir uma consciência ambiental na confecção das roupas, dispensando o material normalmente utilizado na produção de camisas e dando espaço a produções mais sustentáveis.
![]() |
Empresário Piauiense Leandro Tobias/Divulgação |
A equipe decidiu que a marca seria “amiga da natureza”. Eles pesquisaram materiais, fornecedores, processos de produção. Nessa empreitada, encontraram um parceiro no estado de São Paulo que fornecia camisas que eram fabricadas a partir de garrafas PET. Para cada camisa produzida, eles utilizam duas garrafas PET retiradas da natureza, principalmente dos mares.
“Sabemos que as camisas têm um preço um pouco mais elevado em relação as outras, mas fizemos questão que elas tivessem essa ‘pegada’ de reciclagem, de ajuda à natureza. E vamos continuar assim. Já nos disseram para lançarmos uma 2° linha, mais barata, sem garrafas PETS na produção, mas não está nos planos”, conta o empresário.
Hoje a equipe participa de várias ações, feiras culturais e palestras divulgando ideias de reciclagem. Leandro conta que atualmente já tenta uma negociação com o fornecedor das camisas para que eles usem mais garrafas PET na confecção das peças. “Hoje são usadas duas garrafas PET para cada camisa. Estamos conversando para que cheguem a cinco por camisa”, declara Leandro.
As camisas sustentáveis têm como característica também a utilização de expressões do vocabulário piauiense e de outros estados. Observando nas ruas, no dia a dia, mercados, a equipe reuniu primeiramente cerca de 78 expressões do estado piauiense. Eles também utilizam expressões de outros estados, a ideia é explorar o máximo de regiões possíveis.
Ditos populares como “orre porra”, “pois pronto”, “ti acalma” estampam algumas das peças sustentáveis. “A gente também quer levar a cultura do nosso estado para outros lugares. Já enviamos camisas para o Ceará, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Portugal”, diz Leandro com entusiasmo.
![]() |
João Claudio Moreno/Divulgação
|
Para encomendar as camisas, os interessados podem falar pelo whatsapp (86)99915-9961, na fanpage no facebook.com/dupiaui ou se conectar ao Instagram @venhodela.camisas e enviar um direct. Na rede social estão várias peças da coleção e os clientes podem conhecer melhor sobre coleções novas e passadas.
Fonte: portaloestado.com.br
Edição: Clemilson Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário