Bem vindo. Hoje é

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Novo decreto obriga uso de máscaras de proteção em espaços públicos no Piauí

A medida foi imposta por meio de decreto estadual assinado nesta quarta-feira (22) pelo governador Wellington Dias (PT).

Pessoas com máscaras de proteção contra o novos coronavírus — Foto: Andre Penner/AP

O Governo do Piauí passa a exigir o uso de máscaras de proteção facial por toda população em espaços públicos. A medida foi imposta por meio de decreto estadual assinado nesta quarta-feira (22) pelo governador Wellington Dias (PT), como medida de enfrentamento ao novo coronavírus.

"Será obrigatório o uso de máscara de proteção facial sempre que houver necessidade de sair de casa, deslocar-se por via pública ou permanecer em espaços onde circulem outras pessoas", determina o decreto.

Conforme o decreto, fica determinado o uso de máscara de proteção facial, confeccionadas segundo as orientações do Ministério da Saúde. A máscara é de uso individual e não deve ser compartilhada entre familiares, amigos e outros.

No caso da população em geral, o governo recomenda o uso de máscaras artesanais, que podem ser confeccionadas, por exemplo, com tecidos de camisetas e elástico.

Já as pessoas com quadro de síndrome gripal em isolamento domiciliar e o seu cuidador mais próximo, devem continuar em casa usando, preferencialmente, máscara cirúrgica.

Segundo o governo, os fabricantes e distribuidores de máscaras para uso profissional devem garantir prioritariamente o suficiente abastecimento da rede de assistência e atenção à saúde e, subsidiariamente, dos profissionais dos demais serviços essenciais.

O decreto entrará em vigor na data de sua publicação e terá efeitos a partir do dia 27 de abril de 2020. As medidas permanecem em vigor até 30 de abril de 2020.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parnaíba Noticias