Bem vindo. Hoje é

sábado, 22 de março de 2025

Novo Francisco deve anunciar rompimento político com a deputada Gracinha

É só uma questão de horas para que o prefeito de Parnaíba Francisco Emanuel (PP), anuncie o rompimento político entre ele a deputada Gracinha Mão Santa (PP). A mudança deve ser anunciada seguida de um "decretão".

Informações ligadas aos dois políticos, e confirmou que o assunto que vem sendo “abafado” pelo prefeito e a deputada ganhou proporções gritantes, e que portanto, não é mais possível ser revertido.

Muito se comenta que a crise se agravou após uma suposta discussão entre Gracinha e Emanuel no domingo de carnaval. O teor da tal discussão teria ganhado força, após comentários de um irmão do prefeito que desagradou a filha da deputada, e consequentemente chegou aos ouvidos dela.

Fontes ligadas à Gracinha negam que tenha sido este, o motivo da crise que ganhou força nas últimas semanas. Após o carnaval prefeito e deputada encontraram-se em Teresina onde trataram de assuntos administrativos. O clima parecia “harmonioso”.

Desde que assumiu a segunda maior prefeitura do Piauí, Francisco Emanuel tem sido visto sempre ao lado de Júnior Mão Santa, filho do ex-prefeito Mão Santa (União Brasil), e irmão de Gracinha. Quase em todas as fotos Júnior estava presente. Mas de uns dias pra cá, essa cena mudou.

Dos dois lados existem queixas sobre essa crise. Do lado dos que caminham com a deputada e que não devem mudar, há queixas de que parentes do prefeito tem “influenciado” nesses desentendimentos.

Os que acompanham o prefeito afirmam que até aqui, Francisco Emanuel tem falado pouco sobre o que de fato vai fazer nos próximos 4 anos de seu mandato. “sequer o vice até agora teve espaço para indicar qualquer coisa” afirmam.

Por falar no vice, foi ele quem protagonizou um episódio nas eleições de 2016 quando também era candidato à vice na chapa com o jornalista Yuri Gomes ao se referir ao então candidato à prefeito Mão Santa como “Mão Satânica”. A quem o próprio Darlan interpretou durante um desfile da Escola de Samba Unidos de São Francisco no carnaval de 2024.

Em meio a toda essa crise, somente o prefeito pode quebrar o silêncio e esclarecer o que levou a toda essa situação. Fontes da Bolha informaram que o próprio senador Ciro Nogueira (PP-PI), está ciente da crise interna, e que deu aval ao prefeito para agir como melhor entender.
Fonte: abolha1.blogspot.com
Edição: Parnaiba Noticias

sexta-feira, 21 de março de 2025

21 de março: Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Uma Reflexão Necessária

O dia 21 de março, marcado como o Dia Internacional de Eliminação de Todas as Formas de Discriminação, nos convida a uma pausa reflexiva sobre a realidade que ainda persiste em nosso país e no mundo. Vivemos um tempo em que a discriminação racial, em especial, se manifesta de maneiras alarmantes, exacerbadas por discursos que revelam a fragilidade dos avanços sociais conquistados ao longo das últimas décadas.

Recentemente, a fala do presidente da Conmebol, que comparou a ausência do Brasil na Libertadores à ideia de um Tarzan sem Chita, expõe não apenas um desrespeito às diversas identidades culturais, mas também ressalta uma ignorância que, historicamente, perpetua estigmas e racismo.

No Brasil, os números relacionados à violência e à discriminação racial são inquietantes. As denúncias de agressões raciais aumentam, assim como a percepção de impunidade para aqueles que cometem tais crimes. Em um momento em que se esperava um avanço nas políticas de igualdade, pela promoção da diversidade e respeito às diferenças, o país, aparentemente, caminha na contramão.

O desmantelamento de políticas públicas e ações afirmativas dedicadas à inclusão de minorias evidencia um retrocesso que vai além da letra da lei, manifestando-se na vivência cotidiana de milhares de brasileiros e brasileiras que enfrentam, diariamente, a violência do racismo.

Esses retrocessos também se refletem em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos, onde críticas às políticas de igualdade racial, que demoraram décadas para serem efetivas, estão no centro de um debate acirrado. A análise crítica não deve se restringir apenas a um lamento sobre o que foi perdido, mas também a um chamado à ação. Se, por um lado, as vozes que se levantam contra a discriminação parecem estar sob ataque, por outro, essas vozes estão se unindo e encontrando novos espaços de resistência e reivindicação. Há necessidade de uma resiliência coletiva que reafirme o compromisso com a luta pela igualdade.

O Dia Internacional de Eliminação de Todas as Formas de Discriminação não deve ser, portanto, um mero símbolo, mas uma provocação para olharmos para o futuro com determinação. É um convite à reflexão sobre como lidar com essas questões contemporâneas, aproveitando as ferramentas e plataformas que a modernidade nos oferece. A comunicação digital, por exemplo, permite uma mobilização maior e um compartilhamento de experiências e histórias que podem impactar e inspirar mudanças reais.

Precisamos construir pontes entre as gerações, unindo a sabedoria dos mais velhos à criatividade dos mais jovens, criando uma frente sólida contra o racismo e a discriminação.
Fonte: cnnbrasil.com.br

quinta-feira, 20 de março de 2025

Gasolina E30 no Brasil vai aumentar consumo dos carros?

Engenheiro do Instituto Mauá que realizou os testes do novo combustível para o governo federal explica o impacto da nova mistura de etanol

Novo teor de etanol na gasolina vendida nos postos foi aprovado nos testes
A aprovação da gasolina E30 (30% de etanol) no Brasil reacendeu o debate sobre eficiência energética. Motoristas temem que o aumento do teor de álcool na mistura piore o consumo dos veículos.

Em entrevista exclusiva, o professor Renato Romio, do Instituto Mauá, revela o que os testes técnicos mostraram – e derrubou mitos.
Diferença no consumo

Romio explicou que o salto de 27% para 30% de etanol na gasolina terá impacto mínimo, imperceptível em suas palavras. A razão? A substituição de 3% de gasolina por etanol não reduz drasticamente a energia da mistura.

"Nas medições em laboratório de consumo, a gente não conseguiu perceber uma diferença grande. Um carro que faz 10 km/L manteria 9,8 ou 9,9 km/L", exemplificou.

Questionado sobre o temor de redução na distância percorrida com um tanque, o especialista foi categórico: "Se o consumo quase não muda, a autonomia seguirá praticamente igual também". O especialista ressaltou ainda que as variações climáticas ou de direção influenciam mais que a nova fórmula da gasolina.
E a tabela de consumo do Inmetro?

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) continuará usando gasolina com 22% de etanol em seus testes. "Não há planos de atualizar o padrão para E30 no curto prazo", explicou Romio.

Atualmente, 658 modelos/versões de automóveis de 33 montadoras têm a eficiência energética atestada pelo órgão. Por nota, o Inmetro informou à reportagem que não existe conexão entre os resultados apresentados pelo PBEV com a composição da nova gasolina E30.

"Caso a composição da nova gasolina influencie o desempenho dos veículos no uso real, esse efeito será generalizado para todos os modelos, sem alterar os resultados obtidos nas medições padronizadas, declarados nas etiquetas e na Tabela do PBEV", esclareceu o órgão.
Carros antigos sobreviverão à E30?

Os testes do Instituto Mauá incluíram prioritariamente modelos exclusivamente movidos a gasolina desde os anos 90, incluindo carburados.

Nenhum dano imediato foi detectado, mas Romio fez ressalvas: "Avaliamos funcionamento, não durabilidade a longo prazo", esclareceu o engenheiro.

"O que houve foram diferenças em alguns tempos de aceleração, basicamente isso. Para se ter ideia, de 16 automóveis testados encontramos variações em 4 deles, sendo que um deles o tempo de aceleração diminuiu e, nos outros 3, ele ficou maior", revelou Romio.
Preço da gasolina: Promessa ou ilusão?

Embora o etanol custe até 30% menos que a gasolina, Romio foi cauteloso na resposta sobre a possível queda do preço da gasolina no futuro como prometido pelo governo Lula.

"O aumento do consumo vai ser imperceptível, mas em relação à redução de preços da gasolina, vai depender muito do mercado. Atualmente, o etanol está mais barato que a gasolina, mas a gente sabe como que a ideia é muito definida pelo mercado", concluiu o professor.
Fonte: otempo.com.br

quarta-feira, 19 de março de 2025

Comunicado para aqueles que informam o CPF ao fazer compras nos mercados em março

O consumidor não é obrigado a informar seu CPF nas compras, mas muitas empresas exigem o documento com o pretexto de conceder descontos.

Na semana que o mundo comemora o Dia Internacional da Proteção de Dados e o Brasil celebra os quatro anos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma pergunta não quer calar: o consumidor é ou não obrigado a informar o CPF nas compras?

Fato é que muitas empresas, independentemente de estarem em ambientes físicos ou virtuais, vêm solicitando o número do cadastro insistentemente. Os motivos são os mais diversos: ofertas de programas de fidelidades, futuros abatimentos, descontos ou promoções, possibilidade de resgate de prêmios etc.

Contudo, o consumidor, que tem direito ao sigilo, não é obrigado a fornecer o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF) nas compras em ambientes físicos. O preceito consta no Código de Defesa do Consumidor (CDC), artigo 43. O parágrafo 2º afirma que o cliente deve receber a comunicação da abertura de cadastro, ficha, registro de dados pessoais e de consumo por escrito, a menos que ele solicite de outra forma.

A importância do CPF

Na prática, o Cadastro de Pessoas Físicas representa um dos registros mais importantes dos consumidores. Não é à toa que hoje em dia esse número também tem sido amplamente utilizado como fonte essencial de informações por diversos estabelecimentos comerciais que oferecem uma ampla variedade de produtos e serviços.

Assim, a utilização indiscriminada do CPF e de dados sensíveis associados ao documento tem se espalhado pelo Brasil, gerando preocupação entre as autoridades. As razões para a inquietude são duas: a incerteza quanto ao destino dos dados, e a finalidade da solicitação por parte dos comerciantes. Exemplo disso são as farmácias.

Farmácias

Nos últimos anos, os consumidores que compram medicamentos ou produtos em drogarias estão sendo obrigados a fornecer o CPF, se quiserem obter descontos. Caso contrário, terão que pagar o “preço cheio”.

A Drogaria Araújo S/A recebeu uma multa de quase R$ 8 milhões por vincular descontos à submissão do CPF do consumidor no ato da compra. O fato ocorreu em outubro do ano passado. No caso, a farmácia não informou aos clientes a informação apropriada sobre a abertura do cadastro do consumidor.

O Procon-MG, órgão vinculado ao Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), emitiu a decisão condenatória. Para agravar a situação, a empresa se recusou em corrigir tal conduta.

O Procon-MG ressaltou que essa prática viola o direito do consumidor à informação transparente e adequada sobre o serviço oferecido e sobre os riscos relacionados à segurança dos dados, especialmente ao capturar informações pessoais sem o consentimento prévio do consumidor.

LGPD

A LGPD também estabelece regras para coleta e tratamento de informações dos consumidores na hora de realizar uma compra. Dentre outras coisas, a legislação determina o consentimento do titular para qualquer tratamento de dado.

O advogado William Rocha, professor especializado em Proteção de Dados e Direito do Consumidor, destaca que o consumidor não precisa informar o seu CPF em compras presenciais, mas as compras pela internet permitem sim essa prática. “Como é emitida a nota fiscal eletrônica, é necessário confirmar quem é o comprador para a entrega do produto ou serviço”.

William Rocha, que é também assessor da presidência e encarregado de Proteção de Dados (DPO) da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), explica que a empresa também poderá consultar o CPF quando realizar a compra com cheque ou a prazo. “Isso se dá para pesquisa de pendência econômica. No atacado, o controle de vendas e departamento fiscal também necessitam do CPF”.


Desconto à informação do CPF

No entanto, o fato de um estabelecimento comercial condicionar desconto à informação do CPF, sem esclarecer sua finalidade, configura abuso e infração ao CDC, que prevê o direito do consumidor à informação clara e adequada do produto ou serviço, ou seja, a destinação dos seus dados pessoais. “Os tribunais entendem que o gestor do banco de dados deve comunicar previamente o compartilhamento das informações fornecidas pelo consumidor no ato de uma compra, ou até mesmo divulgadas em redes sociais, mesmo que isso não afaste sua responsabilidade.”, salienta William.

Na partilha das informações, a empresa deve observar a regra do inciso V do artigo 5º da Lei n.º 12.414/2011 (Lei do Cadastro Positivo). Em suma, essa legislação assegura a todos os cadastrados o direito de receber informações prévias sobre o armazenamento e o tratamento dos dados.

Assim, o estabelecimento pode convidar o cliente a participar de um programa de fidelidade que concede benefícios ou preços diferenciados. Mas, para isso, é necessário que a empresa apresente previamente sua política de privacidade. Nesse termo, deve constar as especificidades sobre a intenção do recolhimento do CPF e se há proteção das informações. “Dessa maneira, é sempre decisão do titular dos dados conceder ou não o seu CPF. Obviamente, isso vale tanto para cadastro pessoal quanto para participação em programas de vantagem ou desconto”, finaliza o advogado.
Fonte: consumidormoderno.com.br

terça-feira, 18 de março de 2025

Família faz novamente campanha de doação de sangue para Enzo Pires de Moraes

Enzo está precisando urgentemente de qualquer tipo sanguíneo. Interessados podem se dirigir a qualquer Hemocentro do Piauí, informando o nome de ENZO PIRES DE MORAES, Leito 02 do Hospital São Marcos.


A família e amigos de Enzo Pires de Moraes, têm mobilizado as redes sociais para pedir doação de sangue. Ele está precisando urgentemente de qualquer tipo sanguíneo. Enzo Pires foi transferido de Parnaíba para Teresina onde está internado no Hospital São Marcos.

“Ele está internado no Hospital São Marcos, enfermaria 297, leito 2, desde a última segunda-feira. As plaquetas estão baixo e por isso ele está precisando de doações”, informou amiga da familia.

Para ajudar, os interessados devem comparecer a qualquer Hemocentro do Piauí e doar em nome de Enzo Pires de Moraes, enfermaria 297, leito 2.
Fonte: portalodia.com
Edição: Parnaibanoticias.com


Parnaíba Noticias