Bem vindo. Hoje é

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Capitania dos Portos em Parnaíba informa o 'caso dos pacotes' encontrados no litoral piauiense

Em relação à notícia de “pacotes” encontrados ao longo do litoral Piauiense, a Capitania dos Portos de Piauí informa que não é possível, no momento, determinar a origem do material que, segundo análise preliminar do Instituto Biota de Conservação de Alagoas, parece ser confeccionado em algum tipo de couro sintético.

Em complemento, reitera-se que não há registros de naufrágios ou qualquer tipo de sinistro de embarcações no Estado do Piauí que possa inferir ser a origem do material encontrado. A Capitania dos Portos está mantendo contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com a Prefeitura de Luis Correia-PI para acompanhar o caso e fornecer outras informações que possam se mostrar relevantes.


Até o fechamento desta nota, foram confirmados pela Prefeitura do município de Luis Correia-PI, 33 pacotes no litoral Piauiense na praia de Peito de Moça, entre Arrombado e Itaqui, e na praia de Atalaia. Há informações de pacotes que foram encontrados também na praia de Pedra do Sal (em Parnaíba) e nas Ilhas Canárias, no Delta.


Ainda foram observados pacotes em diversos estados no Nordeste brasileiro.

Assessoria de Comunicação Social
Email: cppi.secom@marinha.mil.br

POLÍCIA soluciona furto de 70 mil reais a casa lotérica

DEPATRI 

Deu entrada no Fórum Criminal da comarca de Parnaíba, o Inquérito Policial que desvendou o furto a casa lotérica TREVO LOTERIAS no valor de RS 73.204,00, ocorrido no último dia 14 de agosto de 2018. 

Segundo o procedimento investigativo, valendo-se de abuso de confiança, uma vez que tinha uma relação de afinidade com a família do proprietário(vitima), inclusive tendo prestado serviços na referida lotérica, aproveitou que possuía uma chave e adentrou na mesma, subtraindo a referida quantia.


FRANCIVÁ DOS SANTOS ARAÚJO, foi indiciada pelo crime de furto qualificado e responderá na Justiça. O PC procurou o Delegado João Rodrigo Luna, titular da DEPATRI para dar mais informações sobre o caso, porém, o mesmo encontrava-se em diligências policiais com o objetivo de solucionar um outro crime. 

Portal do Catita 

Geórgia Nunes lança chapa que concorre à presidência da OAB Piauí nesta quinta em Parnaíba

A caravana da mudança, encabeçada pela Chapa 3, ReageOAB, chega à Parnaíba na próxima quinta-feira (1º), às 19h, no restaurante Don Ladino, para lançamento da chapa que concorre à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Piauí (OAB-PI).

O projeto é encabeçado pela candidata à presidente Geórgia Nunes e pelo candidato a vice-presidente Leonardo Airton. De acordo com a advogada Geórgia Nunes, os dois principais pilares da chapa estão embasados na defesa intransigente da advocacia e das prerrogativas do advogado piauiense, bem como no apoio e assistência à qualificação dos advogados. 

“Vamos desagravar pública e presencialmente todos os atos que violem as prerrogativas dos advogados, promovendo-os sempre no local onde a prerrogativa foi violada. Outra medida que muito nos motiva é a criação do PAE – Programa Advocacia Empreendedora, pois precisamos estimular o jovem advogado para o exercício da profissão, ofertando cursos com noções de empreendedorismo para que estes jovens sejam futuros gestores, assim como levar qualificação para aqueles que desejam estudar”, argumenta Geórgia Nunes. 

A Chapa ReageOAB está sendo apoiada em Parnaíba pela Chapa OAB de Todos, encabeçada pela candidata à presidente da subseção de Parnaíba, Dra. Jane e o vice Joaquim Neto. 

Conheça a chapa completa: 

Presidente: Geórgia Ferreira Martins Nunes 

Vice: Leonardo Airton Soares 

Tesoureiro: Carlos Yuty Araujo de Morais 

Secretário Geral: Guilardo Cesa Medeiros Graça 

Secretário Adjunto: Elenilza dos Santos Alves

portaldiariodonorte.com.br

Jovem posta foto com arma e depois apaga ao ser flagrado em aplicativo gay

Um jovem identificado como Salomão Campina casou polêmica nas redes sociais após postar uma foto vestido com a camisa de Jair Bolsonaro e uma arma em punho com a legenda. ''Tá com medo petista safada?, é a nova era!''

Salomão causou polêmica nas redes sociais após postar uma foto com uma arma

Bastou algum minutos para foto viralizar nas redes sociais, internautas passaram a revirar a vida do rapaz. Porém Salomão apagou a foto após ter sido flagrado em um aplicativo de encontro gay conhecido como ''Scruff''. 

(Reprodução: 
Quando o print do perfil passou a circular nas redes sociais ele apagou a foto que aparecia com a arma. O jovem é da cidade de São Lourenço no interior de Minas Gerais. Na internet ele tem um blog onde defende a família tradicional. 


O site tentou conversar com Salomão que apesar de ter visualizado nossas mensagens não retornou. Também tentamos contato por e-mail porém sem sucesso. 

Fonte: portalmixturando.com

‘Tá vendo essa negraiada? Vai morrer’, diz apoiador de Bolsonaro; fala causou demissão

Um estudante de Direito apoiador do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) perdeu o emprego no escritório de advocacia em que trabalhava após divulgar vídeo nas redes sociais dizendo que estava indo votar “ao som de Zezé, armado com faca, pistola, o diabo, louco para ver um vadio, vagabundo com camiseta vermelha e já matar logo”. 

O filme, de pouco mais de 20 segundos, circulou em grupos de WhatsApp durante esta segunda (29), dia seguinte à vitória do capitão reformado. O rapaz se apresenta nas redes como Pedro Bellintani Baleotti, de 25 anos. 

No fim do vídeo, ele filma duas pessoas negras em uma moto e afirma: “Tá vendo essa negraiada? Vai morrer! Vai morrer! É capitão, caralho”. 

Veja:


O vídeo chegou à cúpula do escritório DDSA, que desligou o jovem de seus quadros imediatamente. Procurado, Baleotti desligou as ligações quando a repórter se identificou como jornalista da Folha. 

Fonte: painel.blogfolha.uol.com.br/
Edição: Clemilson Souza

Mão Santa dá posse a Pé de Pano como novo Superintendente Municipal da Pesca

Será publicado no Diário Oficial do Município - DOM desta quarta-feira (31), a nomeação do novo superintendente municipal da pesca, Alan Pereira de Sousa, conhecido pela alcunha de “Pé de Pano”. Mão Santa deu posse ao novo gestor nesta terça-feira (30), conforme o site oficial da Prefeitura de Parnaíba.


Pé de Pano já assumiu outros cargos na mesma gestão, como o de Coordenador Geral Municipal do Plano de Ação para as Cidades Históricas, Coordenador Geral de Projetos e Programas Turísticos, Coordenador Adjunto, lotado na Secretaria Municipal da Saúde – Sesa eSuperintendente de Turismo.



Por Tacyane Machado
Blog Extra Parnaíba

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Policial mata homem em Piracuruca após receber ameaças no WhatsApp

De acordo com o tenente-coronel Erisvaldo Viana, o policial Tertuliano Neto se apresentou espontaneamente no distrito e o delegado Hugo Alcântara vai abrir inquérito para investigar o caso.


Um homem identificado como Rodrigo Magalhães, de 29 anos, foi morto a tiros por um policial militar identificado como Tertuliano Neto na tarde desta segunda-feira (29), no bairro Esplanada em Piracuruca, região norte do estado do Piauí. O fato foi motivado depois que o PM recebeu ameaças da vítima através do aplicativo de mensagens WhatsApp.


De acordo com informações do tenente-coronel Erisvaldo Viana, comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, o homicídio ocorreu por volta de 14h. “A vítima participou de uma carreata da vitória ontem lá em Piracuruca e ficava exibindo uma arma, apontando arma. Desde ontem, ele começou a colocar ameaças em um grupo que estava um PM. Dessa discussão ele destoou ameaças diretas ao policial", disse.

Imagens fortes:


"Já hoje o policial militar foi até o quartel e o rapaz chegou junto com ele. O rapaz mostrou a arma para o policial, que mandou ele soltar a arma. Saíram em perseguição e mais na frente ele desceu do carro para atirar no policial, que revidou e atingiu ele com dois disparos no peito, a morte foi imediata”, informou.

Ainda de acordo com o tenente-coronel, o policial Tertuliano Neto se apresentou espontaneamente no distrito e o delegado Hugo Alcântara vai abrir inquérito para investigar o caso.

Fonte: GP1
Edição: Clemilson Souza





Comerciante é vitima de assalto em Parnaíba

O veículo roubado foi abandonado com marcas de sangue na Ilha Grande de Santa Isabel

Três homens encapuzados e armados renderam por volta das 21h deste domingo(28/10/2018), o comerciante Francisco Eleodoro Brito, conhecido Neco, dono da padaria na descida da ponte pelo lado da Ilha de Santa Isabel.

A vítima retornava da missa na cia da sua esposa quando foi surpreendida pelos criminosos, no momento que guardava o carro na garagem de sua casa na Avenida Dr. João Tavares Silva, na Ilha de Santa Isabel. 

Um dos elementos, agiu cruelmente e aplicou uma forte coronhada na região da cabeça do comerciante e exigiu dinheiro. Fizeram disparos dentro da casa e roubaram jóias e o carro modelo Clio, além de cartões de crédito, celular, uma quantia aproximada de R$ 300 reais e outros objetos. 

Após o roubo, os suspeitos fugiram deixando a vítima com uma lesão na cabeça, cujo golpe levou cerca de '03 pontos' no pronto socorro do hospital.



Ainda naquela noite, um suspeito deu entrada no Heda com ferimentos provavelmente provocado por disparo de arma de fogo.

A polícia militar chegou naquela unidade de saúde e deu a ordem de prisão no homem baleado, após ser reconhecido pela vítima através do porte físico, como sendo o autor do roubo.

O caso ainda está sendo investigado. O suspeito foi submetido a uma intervenção cirúrgica e continua detido naquele hospital. 


A delegada Daniela Dinalli, plantonista da central de flagrantes, tomou depoimento da autoridade policial e da própria vítima na noite deste domingo, até o momento não finalizou o inquérito policial. 

O carro da vítima foi localizado em uma estrada vicinal paralela a Rua da Pipoca na Ilha de Santa Isabel, nesta manhã de hoje (29/10).


Duas patrulhas da PM sob comando do Tenente Tadeu chegou ao local onde o carro foi abandonado.
A direção do carro e banco do motorista com marcas de sangue.



O carros estava todo remexido. 
Um outro suspeito foi preso e encaminhado à central de flagrantes.

Fonte: Portal do Catita

Governo do Estado entrega veículos para atenção básica de 16 municípios

O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, entregam nesta quinta-feira (18) veículos para os municípios. A solenidade acontece às 11h no Palácio de Karnak.


Nesta primeira etapa, serão entregues 17 veículos do tipo van que comportam até 17 passageiros. Os automóveis foram adquiridos por emenda parlamentar do deputado federal Júlio César e serão destinados para o transporte dos profissionais e pacientes da atenção básica dos municípios. Ao todo, serão entregues 39 unidades com valor investido de R$ 7,4 milhões.


“Esses veículos são de extrema importância para a Estratégia de Saúde da Família, uma vez que as localidades que ficam distantes das Unidades Básicas de Saúde precisam ser visitadas. As estratégias de prevenção e promoção em saúde, além de visitas domiciliares precisam ser realizadas, então com esses veículos o deslocamento será bem mais acolhedor e prático para essas equipes e pacientes que necessitam de um acompanhamento mais próximo ou que têm dificuldade de locomoção”, diz Florentino Neto. 

A primeira etapa contempla os municípios de Acauã, Eliseu Martins, Caridade do Piauí, Simões, Piracuruca, São José do Piauí, Água Branca, Jaicós, Assunção do Piauí, Cocal, União, Alto Longá, Caldeirão Grande do Piauí, Santo Antônio dos Milagres, Francisco Santos, Rio Grande do Piauí e Conceição do Canindé. 

Fonte: portaldobikanca.blogspot.com

Bolsonaro é eleito presidente e leva a extrema-direita e os militares ao poder no Brasil

Com Bolsonaro e o vice, General Hamilton Mourão, pela primeira vez desde a redemocratização, o Brasil terá dois militares no comando do país. 

Com um discurso de ódio, que atraiu apoios de organizações como a Ku Klux Klan, e apoiado pela direita ultra-liberal internacional de Stevie Bannon – ex-assesor de Donald Trump -, o capitão da reserva Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito presidente do Brasil neste domingo (28) e pode levar o país a uma nova aventura autoritária, aos moldes da ditadura militar, elogiada por ele antes e durante a campanha. 

Com 94,44% dos votos apurados às 19h18, Bolsonaro tem 55,44% dos votos válidos contra 44,46% de Fernando Haddad. Com Bolsonaro e o vice, General Hamilton Mourão, pela primeira vez desde a redemocratização, o Brasil terá dois militares no comando do país. 

Militar reformado, Bolsonaro é deputado federal desde 1991 – há 7 mandatos – e foi eleito com um discurso de ódio ao PT, disseminando Fake News pelas redes sociais, especialmente pelo Whatsapp. 

Fonte: ajusticeiradeesquerda.blogspot.com

“Eu coloco a minha vida à disposição deste País”, afirma Haddad em discurso

Haddad explica por que não ligou para Bolsonaro: “Ele disse que mandaria me prender” 

Haddad disse ainda que a sua chapa tem um compromisso com o País e não irá aceitar provocações e ameaças. “Verás que um professor não foge à luta”
Fernando Haddad/reprodução
O candidato Fernando Haddad (PT), em seu primeiro discurso logo após o resultado das eleições, na noite deste domingo (28), disse que é preciso continuar a luta democrática no Brasil e não se assustar com o que está por vir. Segundo ele, é preciso se manter firme e ter coragem para enfrentar o governo de Jair Bolsonaro (PSL). “Eu coloco a minha vida à disposição deste País”, disse ele. 

De acordo com Haddad, “tem muita coisa em jogo” no Brasil, mas ele garante que irá se reconectar com as bases para que possa ser feita uma resistência democrática. “Daqui a quatro anos teremos uma nova eleição. Não tenham medo. Nós estaremos aqui”, afirmou o petista ao dizer que via uma angústia e um medo muito grande no rosto dos brasileiros que ele encontrava durante a campanha. 

Haddad disse ainda que a sua chapa tem um compromisso de prosperidade com o País e não irá aceitar provocações e ameaças. “Verás que um professor não foge à luta”, afirmou o candidato dizendo que os democratas terão uma tarefa grande ao defender a liberdade de pensamento. Mesmo assim, Haddad diz que seguirá de cabeça erguida e com determinação. Segundo o petista, ele aprendeu com seus pais e avós que é preciso ter coragem antes de tudo.


Ao lado de sua vice Manuela D’Ávila (PCdoB), de sua esposa Ana Estela, de seus filhos e de sua mãe, Haddad afirmou que continuará firme, lutando pela soberania nacional e pelos nossos patrimônios. 

Fonte: ajusticeiradeesquerda.blogspot.com

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Personalidades receberão Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí em Parnaíba e Teresina

As comemorações do dia do Piauí, celebrado no dia 19 de outubro, em decorrência da adesão do Estado à Independência do Brasil, é também oportunidade para condecorar personalidades piauienses dignas de admiração e reconhecimento por parte do povo e do Governo do Piauí. 


Nesta quinta-feira (18), no Teatro Saraiva, em Parnaíba, o governador Wellington Dias reconhece notáveis do nosso estado com a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, a mais alta comenda piauiense. A medalha é oferecida nos graus Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. 

No litoral, personalidades como o parnaibano Raul Wagner dos Reis Veloso, economista, mestre pela Fundação Getúlio Vargas e pela Yale University, ex-secretário para Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, serão congratuladas com o grau de comendador Oficial e Cavaleiro. Ao todo 30 pessoas receberão a honraria durante a solenidade. 

Da mesma forma, na sexta-feira (19), No Theatro 4 de Setembro, em Teresina, outros 42 piauienses serão condecorados com o Mérito Renascença. Entre eles, o general Ubiratan Poty, oriundo do Colégio Militar de Fortaleza e chefe do Centro de Inteligência do Exército, em Brasília, que recebe o título de Grande Oficial. Nesta oportunidade, Othelino Nova Alves Neto, jornalista, deputado estadual com forte atuação no combate às desigualdades sociais e atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, receberá a ordem Gran-Cruz. 

A Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí foi instituída em 31 de Março de 1973, através do decreto nº 1588 e regulamentada pelo decreto nº 1962, de 17 de fevereiro de 1975. A programação do Aniversário do Piauí inicia nesta quarta-feira (17) com a realização de um Culto em Ação de Graças, na Igreja Batista Nacional Bereana, no Bairro Mocambinho, em Teresina, às 19h. 

Confira abaixo a lista completa dos homenageados em Parnaíba com o Mérito Renascença: 

Cavaleiro 
  • Antônio Alcione Alves Ferreira 
Primeiro Sargento de Infantaria. Instrutor de Tiro de Guerra. É formado em História, pela Universidade Federal do Mato Grosso. Participou de Missão das Nações Unidades para a Estabilização do Haiti. 
  • Bernadete Leal de Souza 
Funcionária Pública Estadual, atuando na área da saúde há quase trinta anos. Ao longo desses anos, prestou serviço em vários hospitais no município de Parnaíba, onde teve uma ótima relação com os demais profissionais. Enfermeira, é Secretária Municipal de Saúde de Ilha Grande do Piauí. 
  • Fábio Junio Sales Sampaio 
Terceiro Sargento, servindo na sede do 2º. BPM “Major Osmar”, em Parnaíba. É formado em Direito, pela Faculdade Piauiense – FAP. Evangélico, é membro da Igreja Cristã da Restauração. 
  • Jorge Luis Elias da Silva 
Capitão da Polícia Militar do Piauí. É Bacharelado em Segurança Pública. Exerceu várias funções, dentre as quais a de Subcomandante da Companhia Independente de Policiamento Escolar. Atualmente, é Comandante da Companhia do Palácio de Karnak e Coordenador de Segurança do Governador do Estado. 
  • Júlio César dos Santos Sena 
Cabo da Polícia Militar. Serve na sede do 2º. BPM “Major Osmar”, na função de Armeiro. Presidiu o Conselho Deliberativo da Associação Beneficente dos Cabos e Soldados. 
  • Paulo Roberto Mendes de Araújo 
Segundo Tenente da Polícia Militar do Piauí, servindo atualmente na Força Tática do 2º. BPM, em Parnaíba. 
  • Pedro de Alcântara Silva 
Mais conhecido como Pedro Bufa. Desde a infância, já demonstrava a paixão pelo futebol. Ingressou no Náutico Esporte Clube, aos 14 anos de idade. Ali foi bicampeão. Também teve passagens pelo Parnahyba e Paissandu. Também se destaca como velocista. Na região, é reconhecido como defensor do esporte. 
  • Pedro José Rodrigues 
Cearense com 73 anos de Piauí. Aqui constituiu família. É artesão e pescador. Na Praia de Coqueiro, começou tecendo esteira de arame para currais de peixes. Aposentado, mantém a loja de artesanato com peças idealizadas por ele. 
  • Pedro Pereira de Oliveira 
Subtenente da Polícia Militar, servindo no GPM Brejinho, em Luís Correia, com mais de 32 anos de bons serviços prestados à briosa Polícia Militar. 
  • Vitélio Oliari 
Subtenente do Exército Brasileiro. Possui 28 anos de efetivos serviços prestados. Grande parte no Rio Grande do Sul, estado onde nasceu. Atualmente, é o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Parnaíba. 

Oficial 
  • Arquimedes Portinari de Sousa e Silva 
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí. Possui Licenciatura em Química também pela UFPI. É professor de Química e Diretor do Colégio Apoio. 
  • Bernardo da Silva Lima 
Vereador de Parnaíba. É Bacharel em Direito e em Administração. Agente Tributário da Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí. Servidor da Embrapa Parnaíba. Desenvolve vários projetos na área do esporte, como o Bola na Cesta e o Salto para o Futuro. 
  • Carlos Humberto Lopes Gualter 
Major Engenheiro. É o Chefe de Fiscalização Administrativa do 2º. Batalhão de Engenharia de Construção. É Teresinense e incorporou às fileiras do Exército há 20 anos. 
  • Cristiano Carvalho da Silva 
Pastor da Assembleia de Deus Delta do Parnaíba. Pastor pela Convenção das Assembleias de Deus do Estado do Rio de Janeiro e pela Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil. É Bacharel em Teologia, com Especialização em Ciências da Religião. 
  • Danilo Palhano de Alcântara 
Major da Polícia Militar. É Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar Dom João VI, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. É Pós-graduado em Gestão de Segurança Pública Na Corporação Militar, já exerceu a chefia de vários cargos, participando de importantes operações. Atualmente, é o Comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico, no Município de Luís Correia. 
  • Gregório Pires de Carvalho Neto 
Parnaibano, com formação acadêmica em Engenharia Mecânica. Começou a vida artística há quase 40 anos, participando de vários festivais e fazendo voz e violão. Fundou a conceituada escola “Aquarela Musical”, prestando relevantes serviços à comunidade. 
  • Ilana Soraia de Carvalho 
Fisioterapeuta formada pela Universidade de Fortaleza. É Licenciada em Educação Física pela UESPI, com Especialização em Osteopatia Estrutural e Funcional e em Fisioterapia em Terapia Intensiva. É proprietária da Clínica Fisio Vita. É Fisioterapeuta da UTI Neonatal do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. 
  • Karina Maria Silva de Carvalho 
Advogada e membro da Comissão de Direitos Humanos da Subseção da OAB de Parnaíba. É Pedagoga com habilitação em Administração em Organizações Educacionais. Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino. É a Diretora do Centro Estadual de Tempo Integral Polivalente Lima Rebelo. 
  • Léo Sales Machado 
Advogado militante, com atuação nos ramos do Direito Público e Privado. É Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho. Atualmente, exerce o cargo de Procurador Geral do Município de Ilha Grande. 
  • Luiz Gonzaga da Silva 
Comerciante. Nasceu em Magalhães de Almeida, no Maranhão. Com 68 anos trabalhando no comercio, já trabalhou em diversas lojas do comércio local. 
  • Macela Oliveira de Souza 
É natural de Belém do Pará. Desde a infância mora em Parnaíba. Bacharelada em Nutrição, pela Faculdade Piauiense – FAP. Graduada em Nutrição Clínica e em Clínica Funcional Fitoterápica. É graduada, ainda, em Nutrição Esportiva. 
  • Maria de Fátima Carmino Pereira Dourado 
Vereadora de Parnaíba. Formada em Pedagogia. Foi Gerente da 1ª. Gerência Regional de Educação. Foi Secretária de Cultura deste município. 
  • Pio Rodrigues da Costa Neto 
Bacharel em Ciências Jurídicas e em Pedagogia. Escrivão Judicial Aposentado. Foi Juiz Leigo e Professor Licenciado da Rede Pública Estadual de Ensino. 
  • Rick Araújo Costa 
Ator, Diretor Teatral e Professor. Desde 1999, atua no teatro piauiense, passando por diversas companhias. Atualmente, dedica-se ao Coletivo Cabaça, uma referência na formação de artistas. Gerencia o Espaço Balaio, centro cultural que promove as artes cênicas no Piauí. 
  • Romualdo Costa Neves 
Parnaibano, Graduado em Administração pela Faculdade Piauiense e em Ciências Sociais pela UESPI. Especialista em Docência do Ensino Superior. É um dos idealizadores do Espaço Cultural Metáfora, em Parnaíba. Trabalhou na TV Costa Norte. Atualmente, integra a Equipe de Jornalismo da TV Delta, Canal 2 de Parnaíba e desenvolve estudos sobre o Hip-Hop, no contexto da Antropologia Urbana.


Comendador 
  • Benjamin Dante Rodrigues Duarte Lima 
Capitão de Fragata. Atual Capitão dos Portos da Capitania dos Portos do Piauí. É natural de Recife, Pernambuco. Possui Mestrados em Administração e em Ciências Navais. 
  • Francisco Sérgio Albuquerque Viana 
Frei Bacharel em Filosofia e em Teologia. Ingressou no Postulado da Ordem dos Frades Menores Capuchinos, na cidade de Parnaíba. Foi nomeado Reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus e Guardião da Fraternidade, em Fortaleza. Foi Pároco da Paróquia de São Sebastião. Atualmente, é Vigário Episcopal para a Vida Religiosa Consagrada e as Novas Comunidades. 
  • Gilmar da Silva Costa filho 
Com formação acadêmica em Biologia e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, possui trabalho com reuso de água da piscicultura para a agricultura, reconhecido no âmbito nacional e internacional. Educador social na formação de guias comentários de turismo aos filhos de pescadores da Praia de Barra Grande. Também desenvolve o papel de Cerimonialista, trabalhando com eventos sociais, coorporativos e públicos. 
  • Gracyanne Maria Oliveira Machado 
Graduada em Enfermagem. Especialista em Terapia Intensiva, Saúde da Família e em Formação Pedagógica na Área da Saúde. É Mestre em Saúde da Família. Foi Secretária de Saúde de Cocal do Alves. Foi Professora de Enfermagem da UESPI e da Faculdade Maurício de Nassau e Tutora da Residência Multiprofissional da UFPI. Atualmente, é Enfermeira do HEDA e da Estratégia Saúde da Família de Parnaíba. 
  • Paulo Roberto Barreto de Meireles 
Formado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor Universitário. Foi Secretário Municipal de Projetos Especiais e de Serviços Urbanos e Defesa Civil de Parnaíba. 
  • Raul Wagner dos Reis Velloso 
Parnaibano. Economista, Bacharel pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de onde é professor. É Mestre pela Fundação Getúlio Vargas e pela Yale University. Ph. D em Economia. Foi Secretário para Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento. 


Fonte: portaldobikanca
Edição: Clemilson Souza 

Homem que se passou por médico e Radialista no litoral do Piauí é indiciado por estelionato

Carlos Roberto Faleiro da Silva, que se passava por médico, coronel da Polícia Militar, jornalista, entre outras funções, foi indiciado pelo crime de estelionato. 

Ele atuava no litoral do estado, especialmente em Parnaíba, e sua esposa dizia que era juíza federal. 

Ele foi denunciado pelo Ministério Público do Piauí e o inquérito foi recebido pela juíza Maria de Vasconcelos. 

A prisão dele ocorreu em junho deste ano após ele realizar um procedimento médico ilegal para um idoso. 

Carlos Alberto também se passava por radialista e chegou a fazer participações em rádios da cidade, atendia como massoterapeuta e se apresentava como coronel da Polícia Militar do Piauí. 

Ele também responder por um assalto à Caixa Econômica Federal em outro estado e uma série de outros delitos. 

O homem pode ser encaminhado para a penitenciária de São Raimundo Nonato, por ser considerado de alta periculosidade. 

180graus 

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Secretário diz que desafio para 2019 é tornar gestão mais eficiente

O secretário de Planejamento, Antônio Neto, disse que o grande desafio da gestão para 2019 é torná-la mais eficiente. O gestor fez referência ao orçamento geral do Estado que aguarda votação na Assembléia Legislativa. A receita prevista para o próximo ano é mais de R$ 13 bilhões.


"O desafio é fazer gestão mais eficiente [...] usá-lo de maneira muito mais eficiente para atender o conjunto de demandas. Fazer o orçamento é um desafio muito grande. O estado é muito carente, pobre, que depende muito do governo do estado. Então temos que pensar em todas as áreas, não deixar nenhuma área sem recurso assegurado, mesmo que seja um pouco menor, mas tem tem que ter pra gente manter as estruturas funcionando", disse o secretário em entrevista ao Notícia da Manhã, desta quinta-feira (25). 

Antônio Neto diz que o orçamento 2019 foi elaborado com base em uma "nova fórmula" de forma equitativo, democrático, participativo com o intuito de contemplar os 12 territórios de desenvolvimento do Piauí. 

"O orçamento de 2019 foi muito bem estruturado. A gente pode considerar que o ano de 2019 terá uma mudança de paradigma na forma de elaboração do orçamento. Tínhamos uma cultura de fazer um orçamento, pensando de uma maneira isolada cada órgão. Agora nós o estruturamos com uma visão efetivamente territorial", explica Neto.

Do ponto de vista financeiro, o secretário frisa que o orçamento ainda se "ressente das dificuldades econômicas". 

"A previsão de receita para esse ano foi em torno de R$ 13 bilhões. Quando se retira o repasse para os municípios, Fundeb, o fundo de Previdência e outros, o que fica como receita corrente líquida é em torno de 8.4 bilhões. É com esse volume de recursos que a gente faz a repactuação, distribuição para os poderes e a distribuição das cotas de cada um dos órgãos das secretarias. Isso significa um crescimento um pouco acima da inflação de 7% é relação ao ano passado. É muito pequeno, mas já é alguma coisa", disse o gestor. 

Bloqueio de R$ 48 milhões 

Antônio Neto também comentou sobre o bloqueio R$ 48 milhões das contas do governo. Ele acredita que até a próxima semana haja uma solução. Ontem (24), o governador Wellington Dias (PT) afirmou que o estado não tem condições de arcar com o valor milionário bloqueado para o pagamento dos precatórios. 

"Isso impactou no repasse para aos municípios que não têm nada a ver e não podem ser penalizados. Essa semana vai haver uma reunião na nossa área jurídica para se tentar um entendimento, um acordo. Acredito que vai haver um acordo [...] acho que no máximo até a próxima semana será encontrado uma solução para esse problema", disse o secretário. 

Graciane Sousa
cidadeverde.com

Mais um secretário pede demissão da gestão do prefeito Mão Santa

O secretário de Educação de Parnaíba, Carlos Eduardo Araripe, pediu demissão do cargo. Segundo informações, Carlos Eduardo vinha sendo “fritado” por não estar obedecendo as ordens da filha do prefeito Mão Santa, Gracinha Moraes Souza. Atualmente, Gracinha Moraes, além de acumular o poder de três secretarias, dá as ordens em todas as pastas da gestão municipal. 

Carlos Eduardo/Internet
Carlos Eduardo é o terceiro secretário de educação a pedir demissão em menos de dois anos de gestão do prefeito Mão Santa. 

Fonte: portaldobikanca.blogspot.com

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Ministros do STF consideram declaração de filho de Bolsonaro extremamente grave

Três ministros do Supremo consideraram extremamente grave a declaração do deputado Eduardo Bolsonaro . Um deles lembrou que, para fechar o Supremo Tribunal Federal, “o que nem a ditadura tentou”, será preciso “antes disso revogar a Constituição”. Eles preferiram falar sem serem citados porque a decisão tomada é a de que o STF fale por uma única voz - do presidente Dias Toffoli, que estava em um congresso em Veneza, ou do decano Celso de Mello.


Dias Toffoli ainda não se pronunciou, mais de 24 horas depois de o vídeo do deputado irromper nas redes sociais. O presidente da Corte " não quis botar mais lenha na fogueira", disse um assessor direto ao colunista do GLOBO Lauro Jardim.

O decano Celso de Mello classificou a afirmação como"inconsequente e golpista" em nota enviada por escrito ao jornal "Folha de S. Paulo". O ministro ressaltou na mensagem que a votação recorde do deputado - o mais votado da História do país - não legitima "investidas contra a ordem político-jurídica".

"Essa declaração, além de inconsequente e golpista, mostra bem o tipo (irresponsável) de parlamentar cuja atuação no Congresso Nacional, mantida essa inaceitável visão autoritária, só comprometerá a integridade da ordem democrática e o respeito indeclinável que se deve ter pela supremacia da Constituição da República!!!! Votações expressivas do eleitorado não legitimam investidas contra a ordem político-jurídica fundada no texto da Constituição! Sem que se respeitem a Constituição e as leis da República, a liberdade e os direitos básicos do cidadão restarão atingidos em sua essência pela opressão do arbítrio daqueles que insistem em transgredir os signos que consagram, em nosso sistema político, os princípios inerentes ao Estado democrático de Direitos", destacou o decano Celso de Mello. 

Um dos ministros que não se identificar avaliou ao GLOBO a manifestação de Eduardo Bolsonaro como "uma mistura de autoritarismo com despreparo". 

É uma declaração despropositada, sequer a matéria envolveo Supremo, a matéria é de competência do TSE. É uma mistura de autoritarismo com despreparo. Já é o segundo pronunciamento de gente das hostes dele nesse sentido em poucos dias — disse um dos ministros.

Ele se referia ao general Eliéser Girão, eleito deputado pelo PSL do Rio Grande do Norte, que propôs a prisão de ministros do Supremo que soltassem condenados por corrupção. 

— O que ele falou, e ele já é deputado, é golpista. Nem a ditadura fez o que ele disse que é fácil fizer. Em 1969, foram cassados três ministros, mas o STF nunca foi fechado. 

Outro ministro disse que tem ficado cada vez mais claro o risco da eleição de um populista de direita, mas que o STF não faltará à nacionalidade. Um terceiro ministro disse que o país está muito tumultuado eque, por isso, todos preferem que o pronunciamento seja de uma só voz. O momento é grave demais para que várias vozes falem pelo STF. Contudo, a avaliação que fazem é que o assunto deve ser levado a sério porque Eduardo Bolsonaro chega a dizer que “nós estamos conversando isso lá”.— É de baixíssimo nível, impressionante. Sequer a matéria envolve o Supremo. Depois de tantos meses discutindo a chapa Dilma-Temer, eles ainda não entenderam que esse assunto é do TSE? 

Um ministro ouvido acha que as Forças Armadas, apesar da ambiguidade de algumas declarações, são ainda “um elemento de contenção” do grupo, porque não querem “ser confundidos”. 

A visão geral no STF é que é grave o que o deputado Eduardo Bolsonaro falou e que não pode ficar sem uma resposta. 


Fonte: portaldobikanca.blogspot.com 


CALOTE: Mão Santa atrasa em dois meses, salários de prestadores de serviços do Pronto Socorro Municipal

Servidores prestadores de serviços no Pronto Socorro Municipal, que fica localizado na Rua Teresina, Bairro Nova Parnaíba, denunciaram que, há dois meses não recebem seus salários, o que tem ocasionado problemas financeiros para os profissionais que dependem do recurso para sobreviver. 


De acordo com os trabalhadores, não há nenhuma resposta da Prefeitura de Parnaíba sobre quando a situação será regularizada. 

Por Tacyane Machado 
Fonte: Blog Extra Parnaíba 

Haddad recebe apoio de 69 organizadas

Haddad recebe apoio de 69 organizadas e entra em poropopó contra Bolsonaro 

Miguel SCHINCARIOL/AFP
O candidato a presidente Fernando Haddad recebeu o apoio de 69 torcidas organizadas e coletivos de futebol em um ato de campanha nesta segunda-feira (22) em São Paulo. Torcedores do Corinthians, do Palmeiras e de outros clubes subiram ao palco do teatro da PUC-SP, ergueram bandeiras e gritaram em apoio ao petista. Ao redor de Haddad, os torcedores fizeram uma versão do "poropopó", canto tradicional das arquibancadas para provocar o adversário. 

"O Haddad veio pra vencer, o Haddad veio pra vencer, o Haddad veio pra vencer... E o Bolsonaro se f***." 

Os organizados entregaram ao presidenciável um manifesto no qual se dizem a favor da democracia e contra o fascismo que eles vêem representado na candidatura de Jair Bolsonaro, do PSL. 

O ex-jogador do Corinthians Wladimir também compareceu ao ato, que reuniu intelectuais, artistas e líderes religiosos em campanha por Haddad. 

"É preciso vir a público para manifestarmos e defendermos o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO que conquistamos ao longo dos anos em que vivemos sob um regime militar. É preciso definir que tipo de sociedade queremos ser! E nós queremos a democracia!", diz o manifesto assinado por entidades como a Gaviões da Fiel, do Corinthians, e a Máfia Azul, do Cruzeiro.

Adriano Wilkson/UOL


O texto foi escrito por coletivos de esquerda como a Democracia Corinthiana e o Porcomunas, do Palmeiras e depois submetido a aprovação das demais torcidas. 

"Temos uma relação boa com o Haddad desde que ele interviu no episódio do fechamento arbitrário de nossa sede em 2016", disse Chico Malfitani, fundador da Gaviões. "Uma coisa é você ter um governante com quem possa dialogar, outra é um governante que quer acabar com você." 

Os torcedores citaram uma fala recente de Bolsonaro para argumentar que, caso eleito, o candidato agiria para acabar com as organizadas. "Ele já falou que vai acabar com todos os ativismos, e nós somos antes de tudo ativistas", afirmou Malfitani. 

Outro receio é uma declaração do senador reeleito Major Olímpio, também do PSL, de que pretende extinguir as torcidas organizadas via projeto de lei. 

Marcos Gama, do Porcomunas, disse que esperava uma adesão maior ao manifesto entre as maiores torcidas. 

Já José Cláudio Dentinho, ex-presidente da Gaviões e atual presidente do conselho da torcida, foi ao ato pra representar a diretoria da torcida. "Sofremos alguma resistência interna, mas somos maioria no conselho." 

No mês passado, quando o presidente da Gaviões manifestou repúdio ao candidato do PSL, outros membros vieram a público para defender Bolsonaro e criticar o posicionamento oficial da entidade. 

MANIFESTO DAS TORCIDAS PELA DEMOCRACIA 

Vivemos hoje no Brasil um momento delicado e decisivo. Estamos há menos de quinze dias de uma eleição em segundo turno para escolhermos o presidente do país. 

De um lado, uma democracia conquistada a duras penas e muita luta, de outro, um retrocesso conservador que motivou a luta de tantos cidadãos em nome da democracia e liberdade que ainda buscamos. 

Os riscos trazidos por essa polaridade causaram desencontro de informações baseados no ódio, na mentira, na construção de um inimigo público comum e na falsa ideia de que para corrigir erros, é preciso somente punir e privar os indivíduos de sua liberdade. 

É preciso vir a público para manifestarmos e defendermos o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO que conquistamos ao longo dos anos em que vivemos sob um regime militar. É preciso definir que tipo de sociedade que queremos ser! E nós queremos a democracia! 

As entidades que assinam esse manifesto se mostram preocupadas e buscam esclarecer a seus participantes que as vias obscuras de poder podem ser prejudiciais à nossa existência. 

Major Olímpio, senador eleito e apoiado pelo candidato extremista da direita, já deixou claro seu objetivo de acabar com as torcidas organizadas criminalizando suas ações e seus componentes. Não podemos admitir tamanha injustiça e autoritarismo. Não podemos permitir que todo e qualquer ativismo social existente no Brasil seja extinto e apagado, dilacerando milhões de pessoas que querem apenas exercer seus direitos. 

É imensamente importante que tenhamos clareza e diálogo para nos posicionarmos nesse momento em nome da democracia e da liberdade! Caso contrário, todos os nossos sonhos e lutas terão sido em vão. Por isso apoiamos, neste segundo turno, a candidatura que representa a sobrevivência da democracia. Estamos em uma luta da democracia contra o autoritarismo! 

Assinam esse manifesto as seguintes torcidas: 

Internacional 

FORÇA FEMININA COLORADA
NAÇÃO INDEPENDENTE COMANDO VERMELHO
FRENTE INTER ANTIFASCISTA
SUPER FICO - FORÇA INDEPENDENTE COLORADA 

Grêmio 

TORCIDA INDEPENDENTE MÁFIA TRICOLOR
TRIBUNA 77
LEVANTE GREMISTA
GREMIO ANTIFASCISTA
DEMOCRACIA GREMISTA 

Vasco 

FORÇA INDEPENDENTE
ESQUERDA VASCAÍNA 

Corinthians 

GAVIÕES DA FIEL
COLETIVO DEMOCRACIA CORINTHIANA
MTR - MOVIMENTO TRADIÇÃO E RESISTÊNCIA - CAMISA 12
GRÊMIO RECREATIVO CULTURAL CORINGÃO CHOPP TORCIDA
FIEL TORCIDA JOVEM CAMISA 12
TORCIDA FIEL MACABRA 

Palmeiras 

PALMEIRAS ANTIFASCISTA (P16)
PORCOMUNAS 

Flamengo 

NAÇÃO 12 

Santa Cruz 

CORAL ANTIFA
MOVIMENTO POPULAR CORAL
AVANTE SANTA CRUZ - PORTÃO 10
COLETIVO DEMOCRACIA SANTACRUZENSE 

Sport 

ANTIFA SPORT 

Náutico 

TIMBÚ ANTIFA
BRIGADA POPULAR ALVIRRUBRA 

Cruzeiro 

MÁFIA AZUL 

ABC (RN) 

CAMISA 12
TORCIDA GARRA ALVINEGRA 

CSA (AL) 

TORCIDA FORÇA AZUL
CSA ANTIFA 

Ceará 

MOVIMENTO ORGANIZADO FORÇA INDEPENDENTE 

Fortaleza 

LEÕES DA TUF 

Ferroviário (CE) 

TORCIDA FALANGE CORAL 

Guarani (SP) 

TORCIDA JOVEM 

Ponte Preta 

PONTERROR 

Vitória 

BRIGADA MARIGUELLA
VITÓRIA POPULAR 

Bahia 

FRENTE ESQUADRÃO POPULAR 

América (RN) 

VANGUARDA VERMELHA 

Caxias (RS) 

FORÇA INDEPENDENTE FALANGE GRENÁ 

Sampaio Corrêa (MA) 

TORCIDA TUBARÕES DA FIEL 

Inter de Santa Maria (RS) 

T.O.I FANÁTICOS DA BAIXADA 

Botafogo (PB) 

TORCIDA IMPÉRIO ALVINEGRO
TORCIDA JOVEM 
VELHA GUARDA DA TJB 

Remo (PA) 

TORCIDA ORGANIZADA REMOÇADA
TORCIDA ORGANIZADA PAVILHÃO 6
REMO ANTIFA 

Guarani (MG) 

TORCIDA ORGANIZADA GUARAGOLO - 1989 

Sergipe 

TORCIDA ORGANIZADA ESQUADRÃO COLORADO 

Santo André (SP) 

TORCIDA ESQUADRÃO ANDREENSE 22 

Catanduvense (SP) 

TORCIDA COMANDO CATANDUVA 

Independente de Limeira (SP) 

TORCIDA GUERREIROS DA NAÇÃO GALISTA 

Primavera (SP) 

TORCIDA TERROR FANTASMA 

Paulista de Jundiaí (SP) 

TORCIDA ORGANIZADA RAÇA TRICOLOR 

São Paulo (RS) 

TORCIDA ORGANIZADA MANCHA RUBRO-VERDE 

Sertãozinho (SP) 

TORCIDA ORGANIZADA RAÇA GRENÁ 

Noroeste (SP) 

TORCIDA ORGANIZADA FALANGE VERMELHA 

Brasil de Pelotas (RS) 

XAVANTES ANTIFASCISTAS 

América (PE) 

MECA ANTIFA 

Confiança (SE) 

CONFIANÇA ANTIFA 

Treze (PB) 

TREZE ANTIFA 

Juventus (SP) 

SETOR 2 

Pelotas (RS) 

DEMOCRACIA LOBÃO 

Nordeste 

TORCIDAS ANTIFAS UNIDAS - NORDESTE 

Fonte: esporte.uol.com.br

Eymael declara apoio a Haddad e pede ‘Pacto Nacional Pela Democracia’

A propagação nas redes sociais neste final de semana de um vídeo em que o deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro (PSL) aparece dizendo que bastaria um “cabo e um soldado” para fechar o Supremo Tribunal Federal (STF) mudou pelo menos um voto nesta eleião presidencial. Na manhã desta segunda-feira (22), o candidato da Democracia Cristã (DC), Eymael, fez um post em seu perfil no Facebook afirmando que a declaração afastava qualquer possibilidade de se manter neutro na disputa e propôs que Fernando Haddad (PT) construa um “pacto nacional pela democracia no Brasil”. 

“A afirmação publicada ontem, do Deputado Federal eleito pelo PSL em São Paulo, Eduardo Bolsonaro e considerada GOLPISTA pelo Decano do STF, Ministro Celso de Melo, de que BASTA UM SOLDADO E UM CABO PAR FECHAR O STF, afasta qualquer possibilidade de neutralidade! Proponho ao Candidato a Presidente, Fernando Haddad, que ULTRAPASSE as fronteiras do PT e firme, com as Lideranças Político Partidárias Democráticas do País, o PACTO NACIONAL PELA DEMOCRACIA NO BRASIL!”, diz o post de Eymael. 


PACTO NACIONAL PELA DEMOCRACIA! A afirmação publicada ontem, do Deputado Federal eleito pelo PSL em São Paulo, Eduardo Bolsonaro e considerada GOLPISTA pelo Decano do STF, Ministro Celso de Melo, de que BASTA UM SOLDADO E UM CABO PAR FECHAR O STF, afasta qualquer possibilidade de neutralidade! Proponho ao Candidato a Presidente, Fernando Haddad, que ULTRAPASSE as fronteiras do PT e firme, com as Lideranças Político Partidárias Democráticas do País, o PACTO NACIONAL PELA DEMOCRACIA NO BRASIL!


No domingo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que vem sendo citado como um dos possíveis nomes para liderar uma frente do tipo em apoio a Haddad, havia manifestado repúdio às declarações de Eduardo Bolsonaro. 

Fonte: sul21.com.br

Parnaíba Noticias